30 junho 2011

6º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO

SP, de 11/07 a 17/07/2011
Este ano a 6ª edição do festival de cinema latino-americano traz mais de 100 filmes,  entre contemporâneos inéditos e mostras especiais. Serão homenageados Gabriel Garcia Marques e Orlando Senna.

A mostra também sera exibida no Espaço Unibanco de Cinema Augusta, Cinesesc, Sala Cinemateca, Cinusp Paulo Emílio, Cine Olido e Centro Cultural de SP. A entrada é franca.

Se você não viu, não perca o excelente “Esperando o Messias”, veja abaixo a crítica de Celso Sabadin (Nota Cineclick).

"Com crise ou sem crise econômica, a Argentina continua produzindo filmes. E bons! Depois dos ótimos Nove Rainhas e O Filho da Noiva, chega aos cinemas do Brasil o sensível Esperando o Messias. Trata-se de um trabalho melancólico, belo e tocante. Como um tango. Um amargo retrato da Argentina atual, à beira da miséria, mas que resiste.
Basicamente o roteiro desenvolve duas histórias que não podem ser consideradas exatamente paralelas, já que elas se encontram em determinados pontos. O jovem Ariel (Daniel Hendler, estreando no cinema) procura emprego para completar o orçamento doméstico, abalado pela crise do restaurante de seu pai (o ótimo Hector Alterio, de O Filho da Noiva). Num diálogo emotivo, Ariel pergunta ao seu pai: “Era muito o que nós tínhamos no banco?” A resposta vem conformada e dura: “Não, não era muito. Mas era tudo”. Ao mesmo tempo, o bancário Santamaría (Enrique Piñeyro) perde seu trabalho, sua mulher e sua casa num único golpe e se transforma em mendigo – literalmente – da noite para o dia. Cada qual à sua maneira, Ariel e Santamaría saem pelas ruas de uma triste e escura Buenos Aires em busca da sobrevivência.  

Contrariamente ao que se pode supor, Esperando o Messias não é um filme baixo astral. Mesmo em meio à melancolia do tema, ele acena com possibilidades, com a esperança de quem – de uma forma ou de outra – espera o seu Messias particular. Sabe-se lá vinda de onde, alguma luz de otimismo ainda existe. Para Santamaría, o Messias pode vir na forma de um pequeno menino Jesus abandonado num contêiner de lixo, transformando sua vida num verdadeiro presépio. Para Ariel, ele pode assumir a forma de um emprego temporário ou da reconquista de um antigo amor. Mas o mais importante é resistir, sem perder a ternura (e a dignidade) jamais. Como o cinema argentino." Celso Sabadin


Confira a programação completa no site do Memorial e assista tantos quantos conseguir. Vale a pena.



por Ana Herrera
 

28 junho 2011

Teatro para Alguém


"Um grupo de teatro que pesquisa a fusão de linguagens com o cinema e a cultura digital. Uma casa transformada em teatro, para transmitir peças pela internet".

Começa hoje, a transmissão pela internet, das novas peças de teatro do grupo "O Teatro para Alguém". A 3ª edição do projeto Os 12 dramaturgos do núcleo de dramaturgia do Sesi-British Council, estreia com a peça "Parece que vai Chover" de Eduardo Brito, a partir das 21h.

Afinal é teatro ou cinema? Confira no site, acho que você vai
gostar.

www.teatroparaalguem.com.br

fonte: Folha de São Paulo; Teatro para alguém
por Ana Herrera

26 junho 2011

CurtaDoc



A Contraponto, produtora de Santa Catarina, lançou na última sexta-feira o website CurtaDoc, um acervo virtual de curtas-metragens, com foco no gênero documentário e já conta com 700 filmes, produzidos nos últimos 50 anos. 

A proposta é muito bem-vinda, já que a pesquisa de temas e assuntos nacionais é sempre tão difícil. Você também pode enviar o seu curta e participar do acervo.

Os filmes podem ser assistidos na íntegra e a pesquisa  é bem amigável. Acesse o site e veja se você gosta. Nós gostamos muito!


por Ana Herrera

24 junho 2011

The Hyde Tube

Você conhece o The Hyde Tube? Eles se definem como uma “vitrine de diretores” de conteúdo audiovisual.

Se você é um diretor de comerciais, curtas e afins e tem um filme que gostaria de divulgar internacionalmente é só enviá-lo para o site, aceitar os termos da publicação e vê-lo exibido nesse veículo por dois anos.

Quem vai ver o seu filme? Qualquer pessoa, mas você tem a possibilidade de algum cliente gostar do seu trabalho e querer contratá-lo para um trabalho específico.

As produções exibidas no site são muito criativas e de alta qualidade, dá para ficar horas e horas assistindo aos filmes sem cansar.

Vê lá se você gosta, "all you need are eyes". No site tem todos os detalhes de como participar.

www.thehydetube.com

por Ana Herrera

23 junho 2011

Festival ENTRETODOS


De 26 de Setembro de 2011 a 02 de Outubro de 2011

"O ENTRETODOS tem por finalidade esclarecer a população e reafirmar a importância da preservação dos direitos humanos, das liberdades fundamentais, dos princípios de justiça social e de dignidade e valor da pessoa humana, bem como promover o debate e disseminar o tema direitos humanos entre ativistas, professores, estudantes, servidores públicos e a comunidade em geral num ambiente favorável que é o da arte".

O Festival de Curtas de Direitos Humanos ENTRETODOS está em sua 4ª edição e as inscrições estão abertas até o dia 28 de julho. É organizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo. A proposta para este ano é “Uma Bomba de Consciência” .

Os curtas devem ter duração de até 25 minutos e podem ser inscritos em seis blocos temáticos:

1) Origem e Deslocamentos (curtas que expressem questões relacionadas às correntes migratórias, fronteiras geográficas, étnicas, sociais, econômicas e Identidade).
2) Mundo Interior (curtas que tratem da espiritualidade, do pensamento metafísico, do espírito, das questões de paz e da religião).
3) TecnoCultura (curtas cujo foco gira em torno da mídia, da tecnologia, das formas midiáticas de expressão, comunicação e informação).
4) Núcleos e Nichos (curtas que expressem o universo em torno do Indivíduo; a família, a comunidade e o meio ambiente).
5) Cotidiano (curtas que tratem das questões relacionadas ao trabalho, à educação e à noção de cidadania).
6) O Lugar do Corpo (curtas que falam da saúde física e mental, das questões ligadas à sexualidade e ao bem estar).

As inscrições são gratuitas. Mais informações no site: www.entretodos.com.br

por Ana Herrera

22 junho 2011

Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore



Dirigido por William Joyce e Brandon Oldenburg, Moonbot Studios

"Fantastic  Flying Books of Mr. Morris Lessmore", é um “curtinha” de  animação que deixa qualquer um feliz. Foi o vencedor do SIGGRAPH 2011 – Computer Animation Festival.

O autor se inspirou no furacão Katrina, no Mágico de Oz e no amor pelos livros. É uma história de pessoas que dedicam suas vidas aos livros e de livros, que retribuem o amor a eles dedicado.

Este curta fez tanto sucesso que já se transformou em uma aplicação para o iPad. A Apple já o classificou como uma das top 5.

Confira o curta no site do Mr. Lessmore

por Ana Herrera

16 junho 2011

Curta Cartazes de Filmes

Hoje acordei com vontade de falar sobre cartazes de filmes, aqueles que com um simples olhar nos fazem viajar. Para muitos são artigos de coleção, para outros motivos de inspiração, colados na parede. Como não lembrar do pôster de Tubarão no quarto de Dawson?

Os pôsteres de filmes chegaram com a modernidade do século XX, os anos foram passando e os cartazes foram assumindo uma forma menos poética e mais efêmera. Sempre no afã de persuadir o observador e provocar o desejo de assistir ao filme, os cartazes tiveram a sua técnica de comunicação aprimorada. Muitos são contundentes e podemos dizer até que são verdadeiras obras de arte com múltiplas faces, unindo texto e imagem em uma única expressão visual. Outros representam o trabalho de publicitários, aqueles bons mesmo. E aqueles que não se encaixam em nenhuma categoria, que não têm nenhum apelo, são fruto da urgência de um departamento de marketing pressionado por metas e “deadlines”.

Falando em pressão, em minhas viagens profissionais a Los Angeles, sempre seguindo um roteiro simples e infalível, procurava relaxar, caminhando pelos estúdios da Sony e, em questão de segundos, estava em frente a vários cartazes de cinema, num piscar de olhos, pulando de história em história, no mais louco estilo “Jumper”. Mas sempre lá, presente e inabalável, Marlon Brando em seu Sindicato de Ladrões...

Queria mostrar o Marlon pra vocês mas, fotos só da porta pra fora.

que foto ruinzinha que eu tirei né?
E voltando aos pôsteres, você gosta de cartazes de cinema? Quais?

Eu adoro. Estes são bem bacanas


 
 

 
 

Ana Herrera
Lemon3! Managing Partner